Nascimento do Menino Salvador

A ONG Pro Dia Nascer Feliz em parceria com o Instituto Alpargatas realiza o espetáculo Nascimento do Menino Salvador, encenado pelo Grupo Flores Belas, com direção de Tony Rodrigues e Adriano Araújo, figurinos e adereços Luiza Flores, participação especial Mauricio de Olinda, Sadraque Barreto, Leandro Gonzaga, Trio Asa Branca, Grupo de Danças Populares e Percussão Pro Dia Nascer Feliz.

Uma das mais extraordinárias histórias do homem, em que Deus é a fonte de inspiração, certeza, atuação. Recriar através da observação do cotidiano, da arte trivial, proletária, arbitrária, porém atual e espontânea. A qual, por sua vez, aproximar a estética do dia-dia das pessoas, dos seus costumes e tradições. Um momento transformador que estimula a criatividade, as ações, atitude e melhora a condição humana.

Personagens populares sendo reinterpretado, codificado e pré-estabelecido em um espaço artístico e folclórico, com elementos da cultura de raízes populares, de fé e sincretismo. Feirante, artesões, meninos, senhoras das ruas, locais compõem um enredo com figuras que atuam em um diálogo interpessoal, com canções que conduzem ao universo ficcional e desenha a narrativa do nascimento de Cristo. Em que Maria (vendedora de flores) e José (brincante de teatro de boneco) narram o espetáculo. Um enredo de raiz e fantasia, de experimentação e construção. A reescrita de seus saberes e fazeres: um patrimônio imaterial.

Vivenciar a natividade é levar consigo a poética e a sensibilidade, qual flutua nas ondas do imaginário. A força da alma e o espírito natalino trasladam na história do Salvador. São utilizados elementos das manifestações de raízes como: Lapinha, Presépio, Bumba-meu-boi; técnicas do canto, em que canções são interpretadas para aproximar ao verdadeiro; reinterpretação de personagens que pluralizam as passagens do nascimento de Jesus e, com muita veemência e verdade, buscar uma interpretação harmonia, emotiva, para reviver.


Ensaio Aberto




Comentários